A história de Kayrrá começa na Aldeia Kariri Xocó em Alagoas, onde nasceu e morou até os 19 anos de idade. Filho de Dona Carminha, indígena da etnia Kariri Xocó, e de Seu Antônio, mais conhecido como Pilão, indígena pertencente à etnia Pankararú, possuindo ainda, outros seis irmãos. A vida sempre foi muito difícil desde criança, com poucos recursos, mas muita união e amor. Com 20 anos, decidiu encarar a selva de pedra em prol do sustento de sua família, que permaneceu na Aldeia Kariri Xocó. Foi para São Paulo com o tio, sem qualquer perspectiva, apenas com alguns artesanatos indígenas e uma fé inabalável em Deus. Logo seu tio desistiu da vida na cidade grande e Kayrrá ficou sozinho em São Paulo. Aos poucos, foi conhecendo pessoas que o ajudaram a criar alguma estrutura e divulgar seu trabalho com a cultura indígena. No ano de 2000, tornou-se Cacique do Grupo Kaçafeyta, composto de indígenas da comunidade Kariri Xocó que vão para São Paulo no mês de Abril realizar apresentações em escolas.
Todo ano Kayrrá volta para sua Aldeia em Alagoas, no mês de Janeiro, para participar do ritual mais importante de sua cultura, o Ouricuri. Lá ele se fortalece para encarar os desafios e aprendizados do próximo ciclo de atividades na cidade de São Paulo.
Indígena pertence à etnia Kariri Xocó, reconhecido em sua comunidade pela função de cacique do grupo Kaçafeyta. É educador, ministrando oficinas de confecção do instrumento sagrado Maracá e palestras sobre os diversos aspectos da cultura indígena. Como xamã, organiza atendimentos individuais e vivências em grupo de cunho terapêutico, baseadas na sabedoria ancestral de seu povo. É músico, cantor, compositor e dançarino, tendo participação no CD Cantos Xamânicos – Por todas as nossas relações, com três canções de sua autoria, as quais também estão disseminadas na rádio Yandê. É protagonista de diversas apresentações de cantos originados da cultura Kariri Xocó e de outros povos, destacando-se a parceria com a cantora lírica Margarete Áquila e com o cantor Jorge Vercillo em show beneficente à comunidade Kariri Xocó. Como ator, fez participação na novela intitulada Cidadão Brasileiro da TV Record, onde interpretou um personagem indígena. Já se apresentou em inúmeros eventos e fóruns, com diferentes etnias, como a Conferência Rio +20 e I Colóquio sobre Arte e Cultura Brasileira em São Paulo. Há mais de dez anos frequenta escolas, universidades, espaços holísticos, hotéis, parques, feiras e eventos pelo Brasil para divulgação da cultura indígena. Parte dos recursos conquistados por meio dos trabalhos desenvolvidos são destinados à Aldeia Kariri Xocó, localizada em Alagoas, próximo ao Rio São Francisco, no município de Porto Real do Colégio.
O cacique Kayrrá possui grande interesse em aperfeiçoar a integração de sua comunidade e cultura, investindo e coordenando iniciativas como o 1ª Desfile Indígena Mirim Kariri Xocó, realizado em Setembro do ano de 2016, para incentivar as crianças indígenas a valorizar sua cultura ancestral, através das vestimentas, pinturas e adereços típicos. Além disso, também acredita no esporte como grande fator de transformação e inclusão social, dirigindo algumas iniciativas voltadas à prática futebolística dentro da sua comunidade.