No mundo indígena, tudo é carregado de significado. Cada ato, cada atividade, cada palavra, tudo está conectado a uma intenção maior, geralmente proveniente da natureza. Infelizmente, a cultura não indígena perdeu a grande riqueza que este povo nos proporcionou, de viver conectado aos ciclos e fenômenos naturais e por conseguinte, aos anseios de nosso coração.
Antigamente, quando os indígenas Kariri Xocó viviam exclusivamente imersos em seus costumes, havia caça e pesca de animais para o sustento das famílias. A captura de um animal tinha caráter sagrado. Era a mãe terra oferecendo um presente, que deveria ser retribuído. O animal como um todo era aproveitado, não somente para alimentação, mas para vestuário e fabricação de armas, adornos e demais utilidades.
Assim também era a relação com as plantas. Sementes, raízes, caules, folhas, frutos e flores eram aproveitados, sempre respeitando a quantidade fornecida pela natureza, a sazonalidade e a porção precisamente escolhida conforme a necessidade do momento.
O valor embutido no significado de tudo que a cultura indígena Kariri Xocó proporciona é de respeito à natureza. E este respeito é tão imenso, que devido ao desequilíbrio hoje existente no meio ambiente, os indígenas abdicaram de vários costumes para que o pouco que restou da fauna e flora ao redor de suas aldeias seja conservado.
Atualmente, os indígenas compram parte da matéria prima para os artesanatos de outros fornecedores. Existem ainda as plantações nas aldeias, todavia, a chuva é escassa e prejudica o desenvolvimento das plantas. Além disso, não existe mais a caça de animais, pois a floresta já não possui a abundância de antigamente.
Estes são apenas alguns empecilhos à confecção do artesanato indígena. Ainda assim, tudo que é fabricado é totalmente manual e feito na aldeia, sem utilização de qualquer máquina ou linha de produção. Por esta razão, alguns produtos levam um período longo para serem concluídos.
O artesanato é uma das principais fontes de renda dos Kariri Xocó, por isso são trazidos para a comercialização durante as vivências ministradas nos eventos em geral. Os principais produtos disponíveis são colares, pulseiras, anéis, maracás, apitos que imitam aves, cachimbos, arco e flecha e brincos.
Adquirir as peças do artesanato indígena é proporcionar que a cultura seja propagada e que o sustento seja levado aos indígenas na aldeia.
Os artesanatos são vendidos em feiras, cursos e demais eventos que o Cacique Kayrrá participa. Caso tenha interesse, poderá encomendar as peças de sua preferência ou consultar a disponibilidade de algum artefato por telefone ou e-mail indicados aqui.